quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Bonecos de Alpiste!!

Uma das atividades mais gostosas que realizamos no ano passado foi o Boneco de Alpiste, sugerido em uma das Revistas Ciência Hoje das Crianças. O resultado foi fantástico e as crianças adoraram perceber como funciona a germinação e o crescimento de uma planta. Sem contar que os bonecos cabeludos foram a sensação em toda a escola!
 Cada aluno montou seu boneco de alpiste. Inclusive todos se prontificaram em levar para a escola o material pedido pela professora: meias finas e areia. Eles se dividiram e alguns levaram as meias, enquanto outros ficaram responsáveis pela areia. A montagem do boneco ficou um pouco confusa, pois os alunos ainda não estavam entendendo exatamente como que aquela meia e a areia virariam um boneco....

 Eu fiquei responsável de levar o alpiste e também um pouco de serragem, para fazer a experiência com os dois materiais (areia e serragem).  Depois que os bonecos ficaram prontos, colocamos todos ao fundo da sala e cada um era responsável pelo seu boneco. Eles molhavam diariamente.

 Só que ao fim de uma semana (na sexta-feira), eles ainda nao estavam cabeludinhos assim...e os alunos ficaram preocupadíssimos em como iriam molhar os seus bonequinhos.... Mas isso não atrapalhou o crescimento dos "cabelinhos"!!!!
 Os Bonecos ficaram lindos! E até ganharam nomes e depois viraram exposição da escola!
Os alunos adoraram a experiência e puderam ver bem ao vivo e a cores como que germina uma semente e que a AGUA é o elemento essencial para que possa nascer!

9 comentários:

  1. AMEI!!!! Tem um que tem até nome... super criativo e deve ter dado prazer de fazer!!! Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Parabéns pelo blog.
    Nosso blog está atualizado, com informações e dicas sobre Educação, Ciência, Arte e Cultura.
    Confira! Esperamos sua visita.
    Casa de Curioso
    http://blogdecurioso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Poxa, como vc fez os bonequinhos??? Fez um saquinho aberto com a meia ou fechou?
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. necka! Eu usei meias-calças. A principio, usei as partes da meia que ficam no pé, pois são fechadas, mas eu também experimentei usar a meia da altura do joelho pra cima, fechando bem com um nó pequeno e bem amarrado. Então, depois que enchi as meias, dei outro nó em cima, pra fechar.

    ResponderExcluir
  5. Me tira uma dúvida: você molhou bem os bonequinhos ou colocou pouca água? Os meus não estão germinando.

    ResponderExcluir
  6. Aline, todos os dias eu molhava os bonequinhos... :)

    ResponderExcluir